O deputado Zeca Dirceu (PT) destacou nesta quarta-feira, 2, que o mutirão nacional de vacinação começa no próximo dia 27 com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a covid-19 para idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. “Esse mutirão faz parte do programa nacional de vacinação que vai incluir a imunização a doenças que pelo negacionismo, voltaram com certa força a comprometer a saúde dos brasileiros. Vacina é eficaz, cura e salva”, disse.
“Todos devem estar com as vacinas em dia. O Brasil vai voltar a ser referência mundial na prevenção de doenças através da vacina. Não podemos dar bola às fake news, ninguém vai virar jacaré, nem vai ter aids ou chip implantado. A covid foi cruel com os brasileiros, mais 700 mil mortos, metades dessas vidas poderiam ter sido salvas se não fosse negacionismo”, completou
Segundo o Ministério da Saúde, está previsto para abril intensificar as campanhas contra a influenza, antes da chegada do inverno e em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas. As etapas do programa nacional foram organizadas de acordo com os estoques de doses, as novas encomendas e as entregas pelos fabricantes de vacinas.
O cronograma foi pactuado com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pode ser alterado caso o cenário de entregas seja modificado ou tão logo novos laboratórios tenham suas solicitações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Ministério de Saúde destacou que o Brasil, apesar de ser considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação, vem apresentando retrocessos nesse campo desde 2016. Praticamente todas as coberturas vacinais, segundo a pasta, estão abaixo da meta.