Imprensa Paraná Cooperativo
A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou, entre os dias 23 e 24 de janeiro, a Convenção 2023, reunindo em Londrina (PR) cerca de 400 lideranças e colaboradores das 15 regionais, matriz, lojas de máquinas, indústrias, corretora de seguros e TRR, do Paraná e de São Paulo. Com foco no desenvolvimento de Lideranças, aprimoramento da Comunicação Eficaz, promoção de Engajamento e celebração dos Resultados, a Convenção voltou, após dois anos, ao formato presencial.
Planejamento – A abertura foi realizada pelo diretor-presidente da Integrada Jorge Hashimoto, que destacou os números do fechamento financeiro de 2022. Hashimoto apresentou o balanço que será levado aos cooperados durante a Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 24 de fevereiro. O destaque foi o faturamento de R$ 8,2 bilhões em 2022, antecipando o projetado no ciclo 2021-2025 do Planejamento Estratégico ROTA 843. Para 2025, o novo planejamento já prevê um faturamento de R$ 12 bilhões. “Superamos todas as nossas expectativas de faturamento e resultados e podemos projetar um crescimento ainda maior. E isso só foi possível com o comprometimento de toda a equipe. Conseguimos oferecer valor relevante no Programa de Participação de Resultados aos Colaboradores e também a antecipação das sobras aos cooperados, que serão complementados após a nossa AGO”, comemorou Hashimoto.
Palestrantes –A palestrante Anahy Couto foi a convidada para inspirar o time com o tema “Liderança e as habilidades indispensáveis para a performance”. Anahy é psicóloga de futebol no São Paulo Futebol Clube, coach de alta performance emocional, professora e mentora de Liderança no Ambiente Digital. Atuando há 25 anos no desenvolvimento da alta performance emocional de profissionais e equipes que buscam autoconhecimento e evolução, Anahy destacou a necessidade do domínio das emoções, para a construção de uma liderança eficiente, confiável e inspiradora. “Além do autoconhecimento das emoções, as pessoas precisam desenvolver uma comunicação ativa e não violenta, afinal ninguém nasce líder. Mas todos podem ser líderes, desde que não tenham medo de errar, tenham disposição em criar conexões e engajamento”, explicou Anahy.
Liderança – Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial nas áreas de Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também trouxe o tema liderança para os participantes. Com o tema “Como ser um líder 5.0”, o palestrante propôs uma mudança na forma de liderar, deixando velhos hábitos de lado, e promovendo uma nova maneira, com objetivos claros, feedbacks frequentes e recompensas emocionais, geradoras de engajamento. “O líder contemporâneo lidera primeiro a si mesmo, depois ele lidera as pessoas e por fim lidera o negócio, sempre entendendo a importância das pessoas e as envolvendo num ambiente de incentivo, engajamento e mobilização”, ressaltou.
Tecnologia – Abordando a complexidade do mundo atual, cada vez mais sem nexo, diante da relação entre pessoas e a tecnologia, Flávio Tavares ressaltou a grande potência que existe em cada um. Palestrante e fundador da “Welcome Tomorrow”, movimento de inovação, tecnologia e futuro do Brasil, Tavares é referência em incentivar líderes a repensarem a maneira como fazem negócio, tendo um olhar mais sensível em relação às pessoas. Tavares levou aos participantes o conceito de “Nexialista”, pessoa que desenvolve a capacidade de estabelecer conexões necessárias para a resolução de problemas. “Precisamos nos reconectar com princípios humanos e nexos, seguindo um caminho que passa pelo autoconhecimento, pela curiosidade, pela criatividade, nos conectando com o outro, criando ambientes favorável a isso, com coragem e compartilhando nossas histórias e, principalmente, ouvindo o outro”, destacou Tavares.
Painéis da Matriz – Os painéis das áreas da Matriz foram apresentados pelas lideranças das superintendências Técnica, Administrativa Financeira, Comercial, Industrial e de Operação e Superintendência Geral, durante os dois dias de encontro. A Convenção Integrada 2023 foi encerrada pelos superintendentes Akio Cyoia (Sup. Administrativo Financeiro), Igor Beno Bourscheidt (Sup. Industrial e de Operações), João Bosco de Souza Azevedo (Sup. Comercial), Edson Artur Lucas de Oliveira (Sup. Insumos e Técnica) e Haroldo Polizel (Sup. Geral). “Durante estes dois dias estivemos reunidos, recebendo muita informação, muitos números, missões e metas futuras. Mas o que ficou demonstrado foi o comprometimento de todos vocês para transformar a Integrada numa cooperativa ainda mais forte. Isso nos dá um orgulho imenso de fazer parte desse grupo e a certeza que iremos cumprir com desafios lançados. Parabéns a todos!”, finalizou Haroldo Polizel.