Cambara

General Mills anuncia fechamento de unidade industrial de Cambará

Grupo detentor das marcas Yoki e Kitano e transferência de unidade para Pouso Alegre

Fachada da unidade da General Mills, em Cambará (Foto – Carlos Roberto Fracisquini – Circulando Aqui)

Da Redação

A General Mills – dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen Dazs, entre outras – anunciou nova reestruturação em operações no Brasil e anunciou na manhã desta segunda-feira (09), o fechamento de suas atividades em sua planta industrial em Cambará, que vai se transferir até o final de 2023 para a cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. Com isso, as atividades na fábrica de Cambará serão encerradas e parte da produção terceirizada.

Informações obtidas pela Tribuna do Vale apontam que a unidade cambaraense emprega 700 funcionários, parte deles de outras cidades da região.

Os primeiros a receber a informação do fechamento da unidade foram os funcionários que souberam do fato durante uma reunião realizada na sede da empresa.

Logo em seguida a direção da General Mills a direção da companhia anunciou a decisão de transferência para o prefeito de Cambará. José Salim Haggi Neto, o Neto Haggi (MDB) e parte de sua assessoria.

Uma fonte do setor fiscal da prefeitura estima que o impacto na arrecadação municipal será de aproximadamente R$ 3 milhões ao mês na economia do município, mesma estimativa destacada pelo jornalista Marcos Junior em seu blog, que destacou ainda uma reunião emergencial entre o prefeito Neto Haggi e vereadores sobre a situação.

A reportagem tentou contato com Neto na parte da tarde, mas ele ainda estava reunido com sua equipe.

Prefeito Neto, vereadores e membros da comunidade, em reunião no gabinete. (crédito: Marcos Júnior

União

No início da tarde desta segunda-feira, segundo Marcos Junior, o prefeito Haggi participou de nova reunião com os vereadores, a Associação Comercial e Empresarial de Cambará (ACEC) e entidades civis, no gabinete do Poder Executivo. O Blog do Marcos Júnior esteve presente.

O prefeito Neto Haggi explicou que será iniciada uma mobilização com a população e política estadual para que a unidade que já está instalada a mais de 42 anos no município continue suas atividades em Cambará.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio e Inovação, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, explicou que durante a reunião os diretores da General Mills explicaram que a empresa irá continuar comprando os insumos dos produtores da unidade de Cambará.

NOTA OFICIAL GENERAL MILLS

Para competir de maneira efetiva e acelerar o seu crescimento no mercado brasileiro, a General Mills anunciou que irá reestruturar parte de suas operações no Brasil, transferindo as atividades da unidade de Cambará/PR para a sua planta em Pouso Alegre/MG. Com tais movimentações, a empresa prevê o encerramento das atividades em Cambará/PR a partir de dezembro de 2023.
Para minimizar os impactos desta decisão, a empresa já iniciou as negociações com os sindicatos de classe buscando oferecer, além das verbas rescisórias legais, um justo pacote de desligamento, com bônus de salários, extensão de benefícios – como vale-alimentação e assistência médica, além de incentivo extra por performance ao longo dos próximos meses, até o encerramento das atividades nesta unidade.
A empresa também vai oferecer uma consultoria com orientações para recolocação profissional, além de ofertar diversas oportunidades de transferência para colaboradores que tenham interesse em trabalhar em Pouso Alegre/MG.
A General Mills reitera que é uma decisão de negócios, e não está relacionada ao poder público ou à comunidade local. A ação visa tornar a atuação da companhia ainda mais eficiente e produtiva, com o objetivo de oferecer melhor nível de serviço a todos os clientes.
Gustavo Duarte

Botão Voltar ao topo