Presidente assumiu o cargo neste domingo (1º). Entre os representantes de grupos sociais estão uma catadora, um professor, uma cozinheira e um artesão.
Informe Policial
Nascido em Pinhalão, no Norte Pioneiro do Paraná, o artesão Flávio Pereira, de 50 anos, filho de Iraci Rosa Pereira e José Paulo Pereira, foi um dos três paranaenses representantes de grupos sociais que subiram a rampa do Palácio do Planalto com Lula e Janja na cerimônia de posse. Houve um revezamento entre os representantes, e uma catadora foi quem entregou a faixa para o presidente.
Flavio Pereira esteve na “Vigília Lula Livre” e ajudou a equipe que estava no local com atividades do cotidiano durante os 580 dias que o presidente ficou preso.
Os outros dois representados do Paraná no principal momento da cerimônia da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º), em Brasília, foram a cozinheira Jacimara Fausto dos Santos, nascida em Palotina, se destacou durante um concurso de culinária na “Vigília Lula Livre” por fazer pães. Moradora de Maringá, ela ficou responsável pelo acampamento por 10 meses.
Atualmente, ela cozinha para Associação dos Funcionários da UEM (Universidade Estadual do Maringá) e quando tem condições faz pães para doações.
O outro representante paranaense é o professor Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, formado em Letras Português e Inglês na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Morador de Curitiba, ele já atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.