Destaques

Associado da Capal está entre os melhores produtores de leite do país

Imprensa Capal

O tão sonhado projeto saiu do papel em 2016 quando o veterinário Lúcio Cunha Drinko iniciou a produção de leite na propriedade da família, em Arapoti/PR. Com o apoio e suporte da Capal, Lúcio aumentou sua leiteria em poucos anos e foi eleito, na última semana, um dos melhores produtores de leite do país pelo RumiScore, considerado o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

“Entrei como cooperado justamente para dar início ao meu projeto. Sempre trabalhei nessa área e a minha vontade era de montar uma leiteria na propriedade dos meus pais. Começamos com oito vacas e uma produção de 400 litros de leite a cada dois dias”, lembra.

Com a ajuda da Cooperativa, o produtor adquiriu mais animais e ganhou reconhecimento. “Hoje nós temos 110 vacas em lactação e quase 220 animais no total. A nossa produção atualmente é de 3,5 mil litros de leite por dia”, ressalta.

Dois anos depois de iniciar a leiteria, o produtor recebeu sua primeira premiação quando ficou entre as 100 propriedades mais eficientes no país pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB). Criado em 2018, o IILB foi construído a partir da base de clientes usuários do Software Ideagri.

RumiScore

O RumiScore é uma evolução do IILB e avaliou, em sua última edição, 13 indicadores de desempenho das áreas de reprodução, sanidade, criação, produção e sustentabilidade em mais de mil fazendas por todo o país a partir de resultados zootécnicos. Entre as categorias do prêmio estavam o Gado Mestiço até 75% Europeu, Gado Mestiço de 75% a 93% Europeu e Gado Puro Europeu.

Lúcio, que trabalha em conjunto com a esposa Viviane, também veterinária, ficou em 4º lugar nos índices gerais e em 2º lugar na categoria Gado Puro Europeu com nota final de 8,94. A premiação aconteceu na semana passada em um evento realizado na cidade de Indaiatuba.

De acordo com Lúcio, o prêmio foi um incentivo para melhorar ainda mais a qualidade da sua produção. “E a Capal foi fundamental nesse resultado por conta de todo o suporte que recebemos com os técnicos da Cooperativa. E essa união vai nos ajudar a crescer ainda mais”, comemora.

Esforço

O coordenador da Pecuária Leiteira da Capal, Roberto Caldeira, destaca o reconhecimento do prêmio. “Uma premiação como essa a nível Brasil enaltece o esforço do cooperado em buscar inovação. Hoje a Capal conta com 26 técnicos da pecuária que estão diretamente ligados à nutrição e qualidade do leite. E o projeto para 2023 é focar também na gestão de custos. Esses são os nossos mais importantes pilares”, finaliza.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!