Geral

Primeiro no Norte Pioneiro, Siqueira Campos recebe certificado de adesão ao Susaf-PR

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender os produtos de origem animal em todas as cidades do Estado.

Aen

Agroindústrias de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, agora podem comercializar seus produtos em todo o território estadual. O certificado de adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR) foi entregue em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15). 

Essa é a primeira adesão ao Susaf-PR da região. Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender os produtos de origem animal em todas as cidades do Estado, o que gera mais renda à agricultura familiar. 

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que a regulamentação do Susaf, em 2020, representou um novo rumo para o sistema de inspeção e fiscalização, impulsionando o agro paranaense. “Parabenizamos o esforço das nossas pequenas agroindústrias, que estão desenvolvendo e ampliando a capacidade de produção, e dos municípios, que estão aperfeiçoando seu serviço de inspeção. Isso gera emprego e renda para o Estado”, disse.

Com essa nova adesão, 19 municípios paranaenses já estão no programa. “O selo de identificação nos rótulos dos produtos desses estabelecimentos é um indício de qualidade e sanidade perante os consumidores”, reforçou o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins.

Na avaliação do prefeito Luiz Henrique Germano, o selo vai beneficiar muito os empresários e, aumentando a demanda produtiva, será possível gerar novos empregos nas pequenas indústrias. “Esse é um dia muito valoroso, temos orgulho de ser a primeira cidade da região a aderir a esse selo, evidenciando o ótimo trabalho da nossa equipe. Agradeço também a participação do Governo do Estado, que nos dá total suporte em tudo que realizamos no município”, disse.

O chefe do núcleo regional da Seab em Jacarezinho, Fernando Emmanuel, explica que Siqueira Campos tem uma vocação para a agroindústria de proteínas animais, com produções na área de suínos e embutidos, por exemplo. “Várias indústrias estão se organizando para conseguir ampliar a comercialização”, disse.

SUSAF – O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

“O Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agroindústria familiar e de pequeno porte e da produção artesanal. O serviço de inspeção poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios”, explicou a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning.

O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica. O município ou consórcios precisam ter o SIM estruturado e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde conste a relação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção. O pedido de cadastro deve ser protocolado na Adapar pelo município. 

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores.

Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade da água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar um profissional legalmente habilitado, que tenha cursado a disciplina de tecnologia, industrialização e conservação de produtos de origem animal ou análogas, conforme determina o órgão fiscalizador da profissão e no qual deve, obrigatoriamente, estar inscrito. 

CONSUMIDORES – Os consumidores podem verificar no site da Adapar as cidades cadastradas no Susaf/PR. Por meio deste LINK os interessados serão encaminhados aos sites dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!