Cambara

Cambará restaura mais uma escola

Reinauguração da Escola Municipal Professor Luiz Antonio Lorenzette caracteriza mais uma obra finalizada na administração de Neto Haggi/João Luiz Del Col.

Por Graça Maria.

Na manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro, ocorreu a Reinauguração da Escola Municipal Professor Luiz Antonio Lorenzette, cuja obras duraram nove meses a um custo de R$ 512.328.51, recursos próprios do município.

Estiveram presentes o prefeito Neto Haggi, o vice-prefeito João Luiz Del Col e a esposa Soluedes Del Col, a secretária municipal da Educação e Cultura Francieli Axman Tavares Duarte, Marcos Roberto de Oliveira Filho representando o deputado federal Pedro Lupion, Rodrigo Sabino e Mayara Cipriano representando o vereador Geraldino Carvalho (Geraldinho do PHN), Cristina e Antonia Vedovato representando a família do homenageado, professor Luiz Antonio Lorenzette.

O evento ainda contou com as presenças de Priscila Alvez Bezerra, presidente da APMF da Escola; as secretárias municipais de Infraestrutura Urbana Claudia Guimaraes Betini e de Planejamento Beatriz Sakamoto, responsáveis pelo projeto de reforma da Escola; Edna Tironi Camargo e Noeli Souza orientadoras pedagógicas da Luiz Lorenzette; as diretoras da Escola Municipal Maria Aparecida Paulina da Silva Furlan, Alessandra Fulan e do Centro Municipal Santa Rita, Flancielly Estevam; o pároco Silvio Pawak, secretários e diretores municipais, servidores da Defesa Civil e da Guarda Municipal, professores e servidores da Escola, alunos, pais de alunos e familiares da comunidade escolar.

Nas falas que se seguiram, a professora e diretora da Escola Maria Jacqueline de Oliveira Pedroso, contou sobre o pedido de reforma ao prefeito Neto Haggi, e toda a trajetória da obra ao longo de nove meses, agradecendo à todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do trabalho. O vice-prefeito João Luiz exaltou a obra realizada e lembrou que a Educação faz a diferença na vida do ser humano.

A secretária Francieli, parabenizou a administração do prefeito Neto e do vice João Luiz pela realização da obra, elogiou a forma de administrar da diretora Maria Jacqueline, ressaltando que todo trabalho feito melhorará a qualidade de vida da comunidade escolar.

Cristina e Antonia Vedovato agradeceram a homenagem ao professor Luiz Antonio Lorenzette, lembrando que ele foi um homem simples, mas que dedicou a vida como educador.

O prefeito Neto Haggi, falou com carinho do homenageado, ao qual conviveu quando secretário da Educação na gestão do então prefeito Mamede. Lembrou das muitas obras na área da Educação que ao longo de 04 mandatos pode realizar para o município. “Estou muito feliz pela entrega de mais esta obra, que vem se somar à construção dos 02 Centros Municipais de Educação Infantil da nossa cidade, a reforma da Escola Maria Alice, o início da construção e a inauguração da Escola Ignez Panichi, a construção do complexo do Centro Estadual de Educação Mohamad Ali Hamzé, o nosso Colégio Agrícola, a intermediação para a reconstrução do Colégio Professor Silvio Tavares, demos suporte para a ampliação do prédio da Escola Caetano Vezozzo, enfim, sempre tivemos um olhar muito especial pela Educação do nosso município”, afirmou. Neto anunciou que a próxima Escola Municipal a ser reformada será a Maria Aparecida Paulina da Silva Furlan.

Após as falas das autoridades presentes, o padre Silvio Pawak abençoou o espaço reformado. A secretária Francieli e o prefeito Neto Haggi, agradeceram ao padre Silvio que está nos últimos dias de permanência em Cambará, por todo trabalho realizado junto à comunidade. O pároco por sua vez, afirmou que nos 08 anos que passou na cidade, viveu grandes momentos de aprendizado e compartilhamento com a população, e recordou do trabalho conjunto realizado junto a saudosa vice-prefeita Claudia Batista.

Depois da bênção, aconteceu o descerramento da placa de Reinauguração da Escola.

Sobre o professor Luiz Antonio Lorenzette:
O bairro Santana possuía a Escola Estadual Monsenhor João Belchior, que foi cessada e a Prefeitura assumiu o prédio com o nome de Escola Municipal “Professor Luiz Antonio Lorenzette” EIEF, em 18 de julho de 2011, uma homenagem à memória do professor, pela dedicação ofertada à Rede de Educação do Município.

Luiz Antonio Lorenzette nasceu em 28 de abril de 1944, filho de João Lorenzette e Madalena Rogeri Lorenzette, e iniciou suas atividades como professor leigo, em 20 de janeiro de 1969 na Escola Rural Municipal Rui Barbosa de Alfabetização Multisseriada. Formou-se no curso de Magistério em 1983, cursou História e pós graduou-se nas disciplinas de Geografia e História em 1995. Permaneceu lecionando na zona rural até o ano de 1997 quando aposentou-se. Em 1998 retornou às atividades como professor da EJA – Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Monsenhor João Belchior, e ainda na alfabetização das séries iniciais do Ensino Fundamental, onde permaneceu como educador até o seu falecimento em março de 2008.

A família do professor Luiz Antonio Lorenzette, presenteou os professores e servidores da Escola, com canetas personalizadas.

Botão Voltar ao topo