Destaques

Lula vai manter royalties e ampliar obras de Itaipu, diz Zeca Dirceu

Assessoria

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) reiterou nesta quinta-feira, 17, o compromisso do governo Lula com a manutenção dos royalties pagos aos 15 municípios lindeiros e a ampliação das obras financiadas pela Itaipu Binacional na região oeste e no Paraná. “A continuidade dessas obras é certa, assim como também estarei na defesa da prorrogação do pagamento de royalties para as cidades paranaenses lindeiras ao lago da usina”, disse o deputado em entrevista à Rádio Cultura de Foz do Iguaçu.

O próximo ano marca os 50 anos da assinatura do Tratado de Itaipu. O tratado prevê que as regras de cálculo dos royalties podem ser revistas, uma preocupação dos prefeitos das cidades da região. Em 2021, os lindeiros e os governos estaduais receberam US$ 200 milhões dos royalties pagos pela binacional.  Em 2023, a Itaipu encerra também o pagamento da dívida para a construção da usina, o que deve reforçar seu caixa em até mais de US$ 1 bilhão.

“Sabemos da grande relevância da Itaipu Binacional para os municípios lindeiros e da relação direta com a realidade social, econômica e cultural da região. Estamos reforçando que a execução das grandes obras de infraestrutura e os recursos destinados aos municípios serão sim aplicados e revisados de forma justa”, completa.

Mais investimentos
No Paraná, 15 cidades recebem os royalties da binacional: Foz do Iguaçu, Santa Helena, Itaipulândia, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Terra Roxa .

“Tenho acompanhado as reivindicações dos prefeitos que defendem a continuidade do pagamento dos royalties. Saibam que o governo eleito também entende que esse recurso é imprescindível aos municípios lindeiros”, disse o deputado.

Zeca Dirceu lembra que o próprio presidente Lula, em entrevistas no Paraná, destacou a importância dos investimentos da Itaipu em grandes obras. “O presidente defende também uma participação ainda maior da Itaipu, como aconteceu no passado, em programas da área ambiental, social, cultural e esportiva”.

“É preciso investir mais em ações continuadas que impacte a vida das pessoas e a Itaipu Binacional será uma aliada de peso para implementação desses projetos”, completou.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!