Veja como proceder quando a transferência de recursos via Pix é feita para a conta bancária da pessoa errada.
Por Lorena de Sousa
O Pix tornou a transferência de recursos entre contas bancárias um processo muito mais fácil, barato e rápido. Em apenas alguns segundos, o usuário do sistema de pagamentos do Banco Central envia dinheiro ou paga suas contas usando apenas um aparelho celular.
Entretanto, como erros acontecem, o cliente pode acabar enviando o dinheiro para a conta errada. Quando isso acontece, é possível cancelar a transferência?
Tem como cancelar um PIX? Infelizmente não é possível cancelar um Pix feito para uma conta errada. Considerando que o processo todo leva apenas segundos após a confirmação, o destinatário recebe os valores quase na mesma hora.
Nesse caso, o Banco Central sugere que o usuário entre em contato com o recebedor e peça a devolução da quantia enviada indevidamente. Porém, nada garante que ele de fato fará isso, então é preciso contar com a boa vontade de terceiros.
Recurso para devolução
As instituições bancárias possuem uma opção para facilitar a devolução de valores sem nenhum custo. Contudo, é importante lembrar que essa função só é útil caso o cliente conheça ou consiga entrar em contato com quem recebeu o dinheiro. Caso contrário, não existe uma maneira oficial de recuperar o valor.
O usuário ainda tem a opção de entrar em contato com o banco para pedir ajuda, mas não há garantia alguma de devolução. Por isso, nunca esqueça de verificar todos os dados antes de enviar um Pix