Geral

Fez um Pix para a conta errada? Descubra se é possível cancelar

Veja como proceder quando a transferência de recursos via Pix é feita para a conta bancária da pessoa errada.

Por Lorena de Sousa

Pix tornou a transferência de recursos entre contas bancárias um processo muito mais fácil, barato e rápido. Em apenas alguns segundos, o usuário do sistema de pagamentos do Banco Central envia dinheiro ou paga suas contas usando apenas um aparelho celular.

Entretanto, como erros acontecem, o cliente pode acabar enviando o dinheiro para a conta errada. Quando isso acontece, é possível cancelar a transferência?

Tem como cancelar um PIX? Infelizmente não é possível cancelar um Pix feito para uma conta errada. Considerando que o processo todo leva apenas segundos após a confirmação, o destinatário recebe os valores quase na mesma hora.

Nesse caso, o Banco Central sugere que o usuário entre em contato com o recebedor e peça a devolução da quantia enviada indevidamente. Porém, nada garante que ele de fato fará isso, então é preciso contar com a boa vontade de terceiros.

Recurso para devolução

As instituições bancárias possuem uma opção para facilitar a devolução de valores sem nenhum custo. Contudo, é importante lembrar que essa função só é útil caso o cliente conheça ou consiga entrar em contato com quem recebeu o dinheiro. Caso contrário, não existe uma maneira oficial de recuperar o valor.

O usuário ainda tem a opção de entrar em contato com o banco para pedir ajuda, mas não há garantia alguma de devolução. Por isso, nunca esqueça de verificar todos os dados antes de enviar um Pix

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!