Destaques

Auxílio Gás terá valor integral do botijão em dezembro; veja calendário

Mais de 5 milhões de famílias aguardam para receber o benefício concedido de maneira bimestral. Confira o calendário do Auxílio Gás de dezembro.

Por Rafael Braga 

O Auxílio Gás é um benefício pago bimestralmente a milhões de famílias brasileiras. A próxima parcela será paga no mês de dezembro, de acordo com o calendário do Auxílio Brasil, que serve de base para o repasse do Auxílio Gás.

Desse modo, os pagamentos durante 2022 foram feitos sempre nos meses pares e baseados no final do Número de Inscrição Social (NIS). Nesta parcela de dezembro, o Auxílio Gás terá valor integral do botijão de 13 kg (GLP), a exemplo dos meses de agosto e outubro.

Mais de 5,98 milhões de famílias receberam o Auxílio Gás e a região Nordeste teve o maior número de beneficiários, com 2,83 milhões de famílias. Em seguida vieram Sudeste, com 1,98 milhão, Norte (562 mil), Sul (392 mil) e Centro-Oeste, com quase 200 mil famílias.

O Auxílio Gás

O Auxílio Gás é um programa do governo federal para compra de gás de cozinha, que atende famílias em situação de baixa renda, além de famílias com mulheres vítimas de violência doméstica (que tenham medida protetiva de urgência).

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa Econômica Federal – responsável por realizar o pagamento e por disponibilizar canais de atendimento para atender os beneficiários que possuam alguma dúvida sobre o auxílio.

Quem tem direito a receber o Auxílio Gás

O Auxílio Gás é um benefício que atende famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Essas famílias devem ter renda mensal per capita menor ou igual a R$ 606, o equivalente a meio salário mínimo.

Nesse sentido, também recebem o benefício as famílias que tenha algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo (R$ 1.212,00). O pagamento do Auxílio Gás segue alguns critérios:

  1. Famílias com registro do CadÚnico (atualizado nos últimos 24 meses);
  2. Famílias com menor renda por pessoa;
  3. Famílias com maior quantidade de pessoas;
  4. Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
  5. Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

Pagamento do Auxílio Gás

Os pagamentos do benefício são feitos sempre em meses pares e seguem as datas das parcelas do Auxílio Brasil. Assim, os cartões do próprio Auxílio Brasil podem ser utilizados para o Auxílio Gás. Beneficiários que desejam sacar podem se dirigir às lotéricas ou terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.

O benefício pode ser depositado em uma Poupança Social Digital e pelo aplicativo do Caixa Tem é possível realizar algumas transações bancárias, pagar contas e até mesmo fazer compras em supermercados, padarias e farmácias. A parcela tem validade de 120 dias contados da data em que o benefício foi disponibilizado.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás

O Auxílio Gás será pago em dezembro e o repasse das parcelas seguirá o cronograma usado pelo Auxílio Brasil, que também se guia pelo final do número do NIS de cada beneficiário. Nesse sentido, o calendário é o seguinte:

  • 12/12 – final do NIS 1;
  • 13/12 – final do NIS 2;
  • 14/12 – final do NIS 3;
  • 15/12 – final do NIS 4;
  • 16/12 – final do NIS 5;
  • 19/12 – final do NIS 6;
  • 20/12 – final do NIS 7;
  • 21/12 – final do NIS 8;
  • 22/12 – final do NIS 9;
  • 23/12 – final do NIS 0.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!