Capa

Governo 5.0 Sebrae mostra soluções para promover o desenvolvimento local e sustentável

Durante painel realizado pelo Sebrae/PR, interação foi tratada como essencial para o desenvolvimento sustentável dos municípios

Imprensa Sebrae

Como parte da programação do Governo 5.0 – Desenvolve Paraná, evento que reúne gestores públicos municipais do Estado, foi realizado um painel, nesta quinta-feira (17), que evidenciou a importância da interação constante entre setor público e privado em benefício da comunidade.
A discussão, moderada pelo diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, contou com a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; do consultor do Sebrae/PR, Ricardo Dellamea; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes, e do secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega.

Vitor Tioqueta destacou a importância dos pequenos negócios para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios. Foto: Jean Pavão.


Para Tioqueta, é importante que os gestores tenham os olhares apurados em relação aos pequenos negócios, pois eles são uma força motriz da economia.
“Hoje, as micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas privadas, totalizando mais de 33% do PIB do nosso Estado. São números que reforçam como o incentivo ao empreendedorismo pode transformar a realidade de uma comunidade, estimulando a inovação e o investimento em soluções para todo o ecossistema”, indicou.
Nesse sentido, ele reforçou a importância de os gestores promoverem melhorias nos ambientes de negócios locais, o que possibilita, como resultado, mais arrecadação, mais emprego, mais inclusão e mais qualidade de vida.
“Apresentamos algumas das soluções que podemos oferecer para ajudar os municípios a serem mais empreendedores, como o Cidade Empreendedora, Prodec, Compra Paraná, Educação Empreendedora e inovação, todos que impactam o ambiente de negócios”, complementou.

Darci Piana, por sua vez, reforçou o convite para que os gestores públicos municipais possam olhar com ainda mais atenção para a interação entre o setor público e o privado. Foto: Jean Pavão.

Durante a exposição, Vitor também citou a Rede Simples, que abrange 396 municípios, o que diminuiu de forma considerável o tempo de abertura de novas empresas: o tempo médio, em outubro de 2019, era de 2 dias e 20 horas e em outubro de 2022, passou a ser de 15 horas.
O vice-governador Darci Piana endossou o discurso. Ele, que também é presidente da Fecomércio PR e tem trajetória na representatividade do empresariado paranaense, convidou os gestores a conhecerem as possibilidades ofertadas e, mais que isso, levarem as iniciativas para dentro das suas realidades.
“Temos o Varejo Mais, que capacita empreendedores do setor varejista; auxiliamos, por exemplo, no desenvolvimento do Programa DestravaFoz, que acelerou o empreendedorismo e deixou para traz muitas burocracias. Por isso, é importante que os prefeitos e demais gestores procurem saber o que é que pode ser feito nos seus municípios. Vamos fazer disso tudo uma parceria permanente em prol da grandeza do nosso Estado”, convidou Piana.
Paraná Business
Durante o painel, o consultor do Sebrae/PR, Ricardo Dellamea, apresentou o Paraná Business. O portal, que visa reunir informações para divulgar o estado de forma integrada no exterior, é uma iniciativa em parceria com InvestParaná, G7, Governo do Paraná, entre outros. Nesse sentido, apresentará informações sobre empreendedorismo; aba de pesquisa por produtos e segmentos; lista de parceiros e entidades e dados sobre políticas de atração; e ecossistemas de inovação.
Encontro
O encontro Governo 5.0 – Desenvolve Paraná ocorre no Hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu, e é uma realização da AMP e do Sebrae/PR, com o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu, Sanepar, Copel, Compagás, Portos do Paraná, BRDE, Celepar, Cohapar, Fomento, secretarias e órgãos estaduais. A programação iniciou nesta quarta-feira (16) e encerra amanhã (18).

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!