Destaques

Norte Pioneiro consolida produção do café de qualidade, avalia Romanelli

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta quarta-feira, 9, que o Norte Pioneiro consolida a produção do café de qualidade no Paraná e no Brasil. Cafeicultores da região são maioria na final do Concurso Café Qualidade Paraná 2022.

“O Norte Pioneiro é líder no Concurso Café Qualidade Paraná. Dos 31 lotes finalistas, 21 são da região”, avalia o deputado. O concurso entra numa nova fase, quando os lotes finalistas serão submetidos à prova de xícara em Londrina, nesta quarta (9) e quinta-feira (10).

Concurso — Ao todo, 31 lotes foram classificados para a final do concurso. Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra do lote pela cotação da B3 no dia 23 de novembro, véspera da premiação, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Dos 31 lotes finalistas, 21 são de produtores do Norte Pioneiro. Eles foram selecionados nas categorias Natural e Cereja Descascado. No primeiro, são 21 lotes finalistas, dos quais, 12 são da região. Já na segunda categoria, todos os 9 finalistas são do Norte Pioneiro. Há ainda uma terceira categoria, de Fermentação Induzida, com apenas um finalista.

“O resultado dessa seleção para a final não é surpresa para quem conhece a região e sabe que os cafeicultores do Norte do Paraná têm dedicação na produção de café. Vale destacar a importância do trabalho da mulher, que administra a atividade rural e também ajuda na produção de café de qualidade”, ressalta Romanelli.

O deputado lembra que, dos 21 lotes do Norte Pioneiro selecionados como finalistas no concurso, nove tem a mão feminina na produção e gerenciamento da propriedade rural.

O Prêmio é uma realização da Câmara Setorial do Café, em parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural), Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, com patrocínio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Finalistas — Os 12 finalistas do Norte Pioneiro, na categoria Natural são, Edson Messias de Carvalho, Jarbas Cazaroto, Loete do Carmo da Cruz e Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho, de Joaquim Távora; Eloir Inocência Nogueira de Souza, Marcia Cristina da Silva Costa, Maristela Fátima Silva Souza, Sonia Regina Almeida e Valdeir Luiz de Souza, de Tomazina; Natan Miguel da Cruz Carvalho, de Siqueira Campos; Sidilei Soares de Melo, de São Jerônimo da Serra e Sirlene Soares dos Santos Souza, de Pinhalão.

Já os nove finalistas na categoria Cereja Descascado são: de Tomazina: Claudeir Marcos de Souza, Eloir Inocencia Nogueira de Souza, Maristela Fátima Silva Souza e Valdeir Luiz de Souza; de Joaquim Távora: Edson Messias de Carvalho; de São Jerônimo da Serra: Gabriel Augusto Soares e Juarez Colatino de Barros; e de Pinhalão: João Batista da Silva e Jonas Aparecido Silva.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!