David Batista –
Nos dias 7 e 9 os atletas da Canoagem da Escolinha do Balneário da Alemoa participaram do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo, organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem, em Itapoá, cidade praiana, de Santa Catarina.
A equipe sub-12 conquistou o vice Campeonato Brasileiro na competição e a equipe sub-17 conseguiu a quarta colocação. Resultados espetaculares para um projeto tão novo, mas muito ambicioso, disse o treinador Marcelo Carster.
Segundo o treinador, a equipe viajou com 19 atletas, sendo nove com idades entre 9 e 12 anos que vão disputar a categoria sub 12; na categoria sub 17, com idade entre 13 e 16 anos, foram selecionados sete canoístas e três atletas de 17 e 18 anos, que participaram da seletiva que apontou os que vão participar do Campeonato Sul Americano.
O Projeto EduCaiaque foi uma iniciativa da administração do Prefeito Luiz Henrique Germano e vice Paulo Cesar Leite os Santos ‘Paulão’, através do Departamento de Esporte e Lazer e Departamento Social. Em 2021 o projeto começou bem discreto nas águas da Chavantes no Balneário da Alemoa, com 10 alunos.
Porém, a participação de crianças e adolescentes rapidamente cresceu, ganhando novos adeptos e disputou vários campeonatos pelo Paraná, trazendo medalhas para o município. O esporte promove lazer, disciplina, respeito e qualidade de vida a dezenas de jovens que o praticam diariamente.
Germano, destacou a importância das conquistas para os atletas, que mais uma vez elevaram o nome de Siqueira Campos, desta vez no cenário nacional. “Me sinto duplamente muito feliz, em primeiro lugar porque nossa administração acreditou nesse projeto e no potencial destas jovens adolescentes, e, segundo, o resultado que veio muito rápido, com a conquista de várias medalhas.