Fragmento do osso do santo franciscano fica até quarta-feira na cidade
Por Fábio Galhardi – Especial para Tribuna do Vale
Desde a manhã de segunda-feira, 26, está circulando pelas Paróquias de Santo Antônio da Platina, a Relíquia de São Francisco de Assis. Trata-se de um pequeno fragmento do osso de São Francisco – um dos Santos mais populares no Mundo – que estava exposto na Itália em um relicário (que é um objeto onde se guardam relíquias de um Santo).
No Lar Jesus Adolescente, localizado na Vila Ribeiro, a relíquia chegou às 8h. Das 9h às 13h ficou exposta na Igreja Matriz da Paróquia São José, no Jardim Colorado. Das 15h às 16h foi para a Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, que fica no Conjunto Habitacional Dr. Jamidas.
Às 19h30, na Capela São João Batista, na Vila Ribeiro, a Relíquia e a Imagem do Santo ficaram expostas para visitação e ocorreu a Santa Missa com a Renovação dos votos da Ordem Franciscana Secular (OFS), com a presença de Padre Héliton Ribeiro, Pároco da Paróquia São José.
Hoje, terça-feira, 27, a Relíquia seguiu novamente para o Lar Jesus Adolescente, às 9 horas, onde aconteceu a Santa Missa presidida pelo Padre Celso Miqueli, que é Pároco da Paróquia São Judas Tadeu. O ato religioso foi aberto para todos os devotos ou não de São Francisco de Assis.
Às 12h, a Relíquia visitou à casa das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família. Ainda na terça, às 14h, o capuchinho Frei Jaime Manfrin que reside na Grécia, mas se encontra no município já há algumas semanas, preside Missa na Capela anexa ao Asilo, por ocasião da visita da Imagem e da Relíquia de São Francisco. E, às 18h30, imagem e relíquia visita o Asilo São Francisco de Assis e, em anexo, a casa das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Ainda na terça-feira, às 19h30, acontece a Missa na Capela Santa Clara e São Francisco de Assis, no Jardim Santa Cruz e, após o ato religioso, exposição da Relíquia para veneração – que é a prática da admiração por alguém, se presta uma honraria.
Amanhã, quarta-feira, dia 28, logo pela manhã a Relíquia e a Imagem do Santo estarão visitando os irmãos enfermos da OFS e, em seguida, serão expostas na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a central da Cidade. E, às 15 horas, ocorre a Santa Missa dos Enfermos naquela Matriz, à Rua Marechal Deodoro. Logo depois, a Relíquia e a imagem do Santo seguem para visitação das Igrejas no município de Bandeirantes.
A Ordem Franciscana Secular (OFS) do Brasil está realizando a peregrinação da Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis em todo o território nacional. Isto se dá em comemoração ao jubileu dos 800 anos da OFS (conhecida como Terceira Ordem Franciscana) que ocorreu em 2021.
Motivo da Peregrinação – “Eu vos anuncio uma grande alegria”: aos 20 de maio de 1221 foi aprovado pelo Papa Gregório IX a “Memoriale Propositi”, primeira regra aprovada pela Igreja, para os irmãos da Penitência, marco do início do ramo secular das três Ordens fundadas por São Francisco de Assis. Para melhor celebrar tão grande momento desta história, o Conselho Nacional da OFS, pensou em fazer peregrinar por todas as fraternidades do Brasil uma imagem e uma Relíquia de São Francisco.
A imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento de osso, foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis na Itália.
A peregrinação teve início no regional do estado de São Paulo na fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco no dia 20 de setembro de 2015 e tinha previsão de conclusão para o ano de 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Com a situação da pandemia originária do Coronavírus (Covid-19), a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022 e será concluída em abril de 2023.