Geral

Ex-prefeito de W. Braz anuncia retorno a política

Cristóvam Andraus Júnior se manifestou publicamente sobre intenção de estar nas próximas eleições municipais

Cristóvam Andraus deve retornar a política brazense CRÉDITO: BLOG DO MARCOS JÚNIOR

 

 

Da Redação

O ex-prefeito de Wenceslau Braz, Cristóvam Andraus Júnior, anunciou recentemente que deve voltar à vida pública, após alguns anos afastados de disputas eleitorais. A volta do antigo gestor deve movimentar ainda mais o já agitado cenário da política local.
Cristóvam tem usado as redes sociais para anunciar que estará de volta à disputa de cargos eletivos nas eleições municipais de 2024, dizendo que poderá ser candidato a vereador, vice prefeito ou mesmo prefeito, dependendo das articulações.
Se concretizada, a volta marcará o retorno político de uma das lideranças mais importantes do município nas últimas décadas, mas que desde as eleições de 2012 está fora de disputas eleitorais.
Cristóvam foi cinco vezes candidato a prefeito, tendo sido eleito para a gestão 2005-2008. Na tentativa da reeleição, porém, mesmo com vantagem nas pesquisas, acabou derrotado por três votos, em uma das eleições mais peculiares da história do Norte Pioneiro.
Além de prefeito, Cristóvam também foi vereador em Wenceslau Braz e foi chefe regional da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Nas últimas eleições viu seu irmão Omar Andraus disputar a prefeitura local, porém sem sucesso.

CENÁRIO
O retorno de uma liderança de peso é um ingrediente a mais em um cenário já agitado da política de Wenceslau Braz principalmente pelo rompimento político precoce do atual prefeito, Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, o Taidinho (PSD), com o vice prefeito, Luiz Carlos Vidal, o Polaco (PSB), que inclusive é candidato a deputado federal visando já o fortalecimento do nome para uma eventual candidatura em 2024.
Além disso o município ainda tem o ex-prefeito Paulo Leonar (gestão 2017-2020) também como candidato a deputado federal e tentando reestruturar seu grupo político, abalado pela votação pouca expressiva na tentativa de reeleição.
Lembrando que o município ainda tem um outro nome que almeja uma nova candidatura a prefeito: no caso o ex-vereador e assessor parlamentar de Diego Garcia, Paulo Henrique Lima, o Rick, que foi candidato na disputa majoritária em 2020, ficando na terceira colocação.

Botão Voltar ao topo