Da Redação
Usuários da PR-092 no trecho entre Santo Antônio da Platina e Arapoti têm usado as redes sociais para protestar contra o estado crítico de conservação do pavimento da rodovia. São muitas as reclamações e relatos de prejuízos causados pela grande quantidade de buracos na pista.
O trecho em questão, apesar de estar em importantes melhorias estruturais, como a construção de terceiras pistas, apresenta péssimas condições de tráfego em muitos pontos. Os relatos, em sua maioria, são de pneus destruídos e rodas amassadas, causados pelas “panelas” diversas existentes na rodovia.
Alguns pontos especialmente em Joaquim Távora, Quatiguá e Wenceslau Braz estão perto de se mostrarem intransitáveis. Os buracos são tantos que não raramente motoristas são obrigados a trafegar pela contramão ou pelo acostamento para evitar danos aos veículos, com risco iminente de acidentes.
E com as chuvas recentes, a tendência é de que o estado de conservação da rodovia fique ainda pior nos próximos dias. Vale lembrar que este trecho tem um trânsito estimado pelas autoridades em cerca de 6 mil veículos diários e é um dos principais corredores rodoviários de ligação entre o Estado de São Paulo e o Sul do Brasil, incluindo o Porto de Paranaguá.
Com um fluxo tão intenso, este trecho da PR-092 está próximo de ser cedido pelo governo do Estado à iniciativa privada, que deverá duplicar e pedagiar a rodovia – transformando a rotina dos usuários, mas onerando o bolso dos motoristas.
MELHORIAS
Apesar da rodovia apresentar condições de tráfego das piores aos usuários, este trecho da PR-092 recebe investimentos milionários do governo do Estado. No momento são duas obras de grande porte que, se não vão resolver todos os problemas, devem amenizar ao menos grande parte deles.
Uma destas obras é a duplicação de 4 quilômetros de extensão no perímetro urbano de Siqueira Campos, com a implantação de trevos estruturados nos acessos para Tomazina (PR-272) e Salto do Itararé (PR-424).
Já a segunda obra em execução na PR-092 é a implantação de 15 quilômetros de terceiras pistas em 16 trechos considerados de maior necessidade, desde Jaguariaíva até Santo Antônio da Platina.
No total o governo do Paraná investe mais de R$ 80 milhões na soma das duas ações, que representam antigas reivindicações da comunidade regional. Ambas devem ser concluídas no ano que vem.