Da Assessoria
O candidato ao governo do Paraná, Roberto Requião, afirmou nesta terça-feira (16) que fundos estrangeiros são os principais beneficiados com a distribuição bilionária de lucros da Copel. De acordo com ele, a companhia favorece os acionistas dos Estados Unidos e penaliza os consumidores do Paraná, com tarifas altas e queda na qualidade do serviço.
“Sabe quem está ganhando com as tarifas altas da água e da luz? Os fundos de pensão dos Estados Unidos. Estamos vendo o povo sangrando para dar lucro para fundos da Ford e da Caterpillar”, afirma Requião. “Eu assumo um compromisso: ponho na rua diretores e presidentes da Copel e da Sanepar e boto essas empresas a serviço do povo do Paraná”.
Apenas nos últimos dois anos, a Copel distribuiu mais de R$ 5,5 bilhões de lucros, boa parte para acionistas que estão no exterior e também valores da venda da Copel Telecom, recurso que deveria ter sido investido na própria Copel. Entre os fundos do exterior, o BlackRock, que administra US$10 trilhões pelo mundo afora. Com sede em Nova York, constitui o maior fundo de investimento privado do mundo. (veja lista abaixo)
Tarifa aumenta
A tarifa de energia sofreu sucessivas altas no atual governo, inclusive entre 2019 e 2021, durante o período da pandemia, quando muitas famílias enfrentavam dificuldades financeiras. Já o número de beneficiados pela tarifa social caiu de 709 mil unidades em 2009, durante o governo Requião, para menos de 294 mil em 2019.
Qualidade do serviço cai
A distribuição bilionária de lucros a acionistas acontece enquanto a qualidade do serviço piorou. O número de ocorrências de desligamentos emergenciais aumentou. O tempo necessário para atendimento e restabelecimento também cresceu.
Conforme dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) relativos a desligamentos, em 2010, a Copel registrou 485 mil ocorrências emergenciais. Em 2020, chegou a 669 mil, um aumento de 38%. Já o tempo médio para executar os reparos saltou de 99 para 234 minutos no mesmo período, uma demora 136% maior.
Confira lista com alguns acionistas da COPEL
• Fundo de Previdência da Polícia e Bombeiros de Los Angeles;
• Fundo de Previdência dos Professores de Nova York;
• Fundo de Previdência dos Aposentados da Califórnia;
• Fundo de Previdência do Estado de Utah;
• Ford Motors do Canadá;
• Fundo de Previdência da Caterpillar;
• Fundo de Previdência da IBM;
• Fundo Global de Investidores da Allianz.
Fonte: Livro “A Copel é Nossa”, de Sérgio Inácio Gomes