Paraná

Paraná perdeu 15 mil hectares de florestas entre 2019 e 2021

Da Assessoria

O estado do Paraná perdeu, apenas de 2019 a 2021, 15.043 hectares de florestas, sendo que neste período aumentou em 26% a área desmatada. O levantamento é do Mapbiomas, divulgado em julho deste ano. Esse é o resultado da falta de política ambiental que proteja as áreas do Paraná.

Outro levantamento, da ONG SOS Mata Atlântica, mostra que o Paraná é o terceiro estado do país que mais desmatou áreas desse bioma: 3 mil hectares de florestas sumiram ao redor do estado entre 2020 e 2021. De acordo com a ONG, o município de Nova Laranjeiras, na região central, foi o que mais desmatou: 679 hectares no período. Também foi um dos que mais perderam área no país em um ano, ficando atrás apenas de São João do Paraíso, em Minas Gerais, com 700 ha derrubados; e Baianópolis, na Bahia, com 1.685 ha.

“Nós plantamos, no meu governo, 113 milhões de árvores. Todos os órgãos do Estado integrados neste programa de reflorestamento. Recebemos na Alemanha um prêmio internacional pelo exemplo que o Paraná dava ao mundo”.

Na propaganda, o atual governador fala em 5,5 milhões de árvores plantadas, o que é um valor muito inferior ao necessário para compensar a área perdida pelo desmatamento. Eleito governador, Requião retomará um programa extenso e eficiente de reflorestamento, além de reforçar as atividades da Força Verde e Força Verde Mirim, colocando a Segurança Pública em defesa do meio ambiente.

Botão Voltar ao topo