Destaques

Novo golpe é identificado usando WhatsApp e PicPay

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco relatou um novo golpe que vem acontecendo. Entenda!

Por Darlan Goulart Capitalist

Sem sombra de dúvidas, o território brasileiro não é para amadores, tendo em vista a quantidade de golpes que vem crescendo no Brasil utilizando as mídias sociais e a internet.

De fato, no dia oito de agosto de 2022 a Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco, fez a emissão de um alerta acerca de um novo golpe que está sendo aplicado. Em vista disso, acredita-se que os criminosos estão usando o WhatsApp, passando-se por um aplicativo de serviços financeiros do PicPay, com a promessa de liberar 200 reais pelo Pix.

Nesse sentido, conforme apontou a PF, os criminosos aplicam o golpe da seguinte forma. Os golpistas fazem o envio de um link falso e malicioso para as vítimas em potencial através do WhatsApp, passando-se pelo aplicativo de carteira digital.

Além disso, nas mensagens, os criminosos oferecem uma promoção falsa que concede um prêmio de 200 reais pelo Pix, usando como argumento para essa liberação o aniversário do PicPay para aqueles que responderem as perguntas e compartilharem os links com os amigos através do aplicativo de mensagens.

A mensagem mensagem utilizada pelos criminosos é essa: “Participe e Ganhe! Em comemoração ao nosso Aniversário, preparamos algo diferente, e quem ganha presente é você! Preparamos um Quiz muito divertido, chegue até o final do Quiz e receba um Pix de R$ 200 reais! 98.971 Pessoas participando agora … 37.035 Pessoas Receberam R$200 no Pix há 5 minutos …”

Por fim, de acordo com a PF, “todo o modus operandi (mensagem chamativa + site com domínio estranho (russo) + quiz genérico + pedido de compartilhamento) denota um golpe muito parecido com tantos outros. Com o intuito de roubar dados (às vezes com softwares maliciosos nas páginas), golpistas criam a promoção falsa como isca”. A polícia segue investigando o caso.

Botão Voltar ao topo