Destaques

2º Batalhão de Polícia Militar comemora aniversário da corporação com aula inaugural

Da Assessoria

O 2º Batalhão de Polícia Militar realizou solenidade alusiva aos 168 anos da corporação no Estado do Paraná em evento realizado nesta quarta-feira (10), no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), em Jacarezinho.
Como parte das comemorações, o evento contou com aula inaugural ao novos policiais militares e bombeiros militares, que iniciaram formação por meio do Curso de Formação de Praças (CFP) na sede do 2º BPM e também no 7º Subgrupamento de Bombeiros, ambos na cidade de Jacarezinho.
A aula inaugural foi proferida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, doutor Gilberto Giacoia, com o tema: Segurança Pública, Direitos Humanos e Cultura da Paz, na modalidade de videoconferência.
Natural do Norte Pioneiro e engajado em causas regionais diversas, Giacoia discorreu pelo tema trazendo profundo conhecimento sob ordenamento jurídico com enfoque nos Direitos Humanos aplicados ao trabalho policial.
Na solenidade estiveram presente e fizeram uso da palavra, o Juiz Federal Rogério Cangussu Dantas Cachichi, o Juiz de Direito de Jacarezinho, Renato Garcia, o presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, e o vereador Edílson da Luz, representante do legislativo de Jacarezinho.
Todos em seus discursos, enfatizaram a importância da formação dos novos policiais assumindo a profissão como vocação e compromisso na defesa do cidadão, da democracia e dos direitos humanos.
Por fim, o subcomandante do 2º BPM, Márcio Jaquetti, deu boas vindas aos novos policiais militares destacando a inovação na formação destes, como a disciplina de Direitos Humanos, tratada de forma interdisciplinar em todas as demais doutrinas do curso com ampliação para temas como: LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, atuação policial frente a grupos vulneráveis e minorias (mulheres, crianças, discriminação racial, LGBTQIA+, idosos, TEA – Transtorno do Espectro Autista e etc) bem como, combate ao assédio.

Botão Voltar ao topo