Hariel Fogaça é mais um político flagrado ao tentar burlar a legislação eleitoral no último pleito
Da Redação
Na tarde do dia 08 de agosto de 2022, segunda-feira, o TRE – Tribunal Regional Eleitoral negou provimento ao recurso de Embargos de Declaração opostos pelo atual Presidente da Câmara Municipal de Japira – PR, Hariel Vieira Fogaça.
Hariel Fogaça foi eleito vereador de Japira – PR com 268 (duzentos e sessenta e oito) votos, a maior votação para o cargo eletivo naquela ocasião.
Ocorre que, na mesma chapa em que Hariel Fogaça foi eleito vereador, uma candidata mulher não obteve votos, caracterizando manobra para aumentar o coeficiente de candidatos da legenda. A então candidata de fachada, Dayse Camargo, é filha da Presidente Municipal do partido.
Tal conduta não é admitida pela Justiça Eleitoral, sendo chamada de candidatura laranja, quando a chapa indica candidata do sexo feminino apenas para poder participar das eleições, tendo em vista o coeficiente mínimo para o registro.
O Tribunal Regional Eleitoral reformou a decisão de 1ª instância, cassando toda a chapa em que estava o candidato Hariel Vieira Fogaça. Após a publicação do acórdão o vereador ainda tentou a modificação do conteúdo através do recurso de Embargos de Declaração, o qual foi negado por unanimidade confirmando a cassação do atual presidente da Câmara que terá cumprimento imediato após a publicação do resultado do recurso.
Segundo informações, com toda a chapa do PSD cassada, o DEM – Democratas ganham uma vaga, sendo a do mais votado.