Assessoria
O deputado federal Zeca Dirceu disse neste sábado, 6, que a população vai fazer a comparação entre os programas e ações dos governos do PT e o atual período marcado pelos cortes constantes de verbas em áreas prioritárias como a saúde, educação e habitação. “A minha grande paixão é a educação e lembro de tantos investimentos em creches, escolas, quadras esportivas, veículos para o transporte escolar e tantas ações mais que viabilizamos para as cidades do Paraná”.
Zeca Dirceu também lembrou dos recursos para a saúde e criticou o abandono das políticas públicas pelo atual governo. “No período em que o PT governava o Brasil essas políticas eram muito constantes e a gente via o dinheiro chegando na ponta, na cidade, onde a população precisa”.
No governo do presidente Lula, disse o deputado, foram criados dois dos mais importantes programas de saúde que foram implantados na maioria dos municípios brasileiros com recursos federais: o Samu e a UPA.
Programas – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi criado por Lula em 2004. Até 2016, 3.049 municípios de todos os estados brasileiros já haviam recebido 2.525 ambulâncias básicas, 583 UTIs móveis e 185 centrais de regulação, cobrindo nada menos que 75% da população brasileira. De 2016 para cá, os investimentos minguaram.
“Vale ressaltar que o Samu salva vidas no interior dos estados, pois é um socorro rápido capaz de chegar nos lugares mais distantes ou isolados”, afirmou o deputado.
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) se tornou um programa federal em 2009 e teve forte indução do governo a partir de sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2016, já havia 446 UPAs em funcionamento e 620 em construção. Mais uma vez, o programa perdeu recursos.
Também foi o PT que criou a Farmácia Popular. Em 2016, o programa já atendia mais de 30 milhões de pessoas com a entrega de medicamentos essenciais. Em 2017, Michel Temer extinguiu o programa.
O programa Mais Médicos, extinto por Bolsonaro, contratou 18.240 profissionais, que atenderam 63 milhões de pessoas. Em 2016, quase metade dos municípios do Brasil, só tinha médicos do programa. Também foram ampliados os investimentos em saúde básica e em programas sociais. No tempo do PT, a mortalidade infantil caiu 45%.
O Minha Casa Minha Vida, que foi extinto há seis anos, atacou o déficit habitacional do país com investimento de R$ 244,2 bilhões, e construiu, entregou duas milhões de moradias.”Alguém sabe quantas moradias o programa Casa Verde Amarela construiu? São os governos estaduais que estão se virando para construir casas”.
Sequestro do orçamento – “A arrecadação está aumentando e aumentando acima da inflação. No último ano a arrecadação federal aumentou 17%. Ou seja, dinheiro tem. Agora as prioridades são invertidas. O Bolsonaro desde que se elegeu só adotou uma prioridade: salvar a sua própria pele, salvar os seus filhos envolvidos em corrupção”, comentou.
Zeca Dirceu disse que o atual governo federal prefere fazer um pacto com meia dúzia de deputados e senadores que sequestraram o orçamento do país. “A gente não vê mais pra onde vai o dinheiro. É claro que a corrupção está por trás de tudo isso”.