Destaques

Política habitacional deve ser prioridade no País, avalia Romanelli

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu nesta sexta-feira, 5, a revitalização do programa nacional de moradias. “O Brasil está precisando urgentemente de uma nova política habitacional”, afirmou em entrevista para a rádio Cabiúna de Bandeirantes, no Norte Pioneiro. “A demanda por habitação está muito forte”.

Para Romanelli, o encerramento do programa Minha Casa, Minha Vida causou um descompasso na execução de projetos de casas em todo o País. Segundo ele, o programa Casa Verde Amarela não apresentou o resultado esperado. “Imaginei que um fosse o sucedâneo do outro. Mas infelizmente isso não aconteceu. Os estados estão tentando viabilizar programas próprios para moradias”.

No Paraná, observou Romanelli, o governador Ratinho Junior (PSD) implementou o Programa Casa Fácil, em parceria com a Caixa Econômica Federal. “O governo do Estado está concedendo um subsídio de R$ 15 mil por família para ajudar a viabilizar a construção da casa”, explicou. O programa, ressalta o deputado, tem como meta atender 30 mil famílias.

Experiência – Romanelli destacou sua experiência em política habitacional. Ele já presidiu a Cohapar em duas ocasiões, além de ter sido secretário de Habitação do Governo do Estado. O deputado rememorou diversos projetos que iniciou, entre o de moradias rurais em 2003. “A moradia no meio rural é muito importante”, avaliou.

O Paraná, disse Romanelli, construiu cerca de 60 mil casas no meio rural nos últimos 20 anos. “Mas ainda há muita gente precisando. Famílias que muitas vezes têm um bom aviário para a criação de aves, mas não têm um bom teto para viver”, analisou. “Um bom programa habitacional propicia moradia digna para quem precisa e, ao mesmo tempo, movimenta a economia local”.

Botão Voltar ao topo