Assessoria
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta terça-feira, 2, que a política é um instrumento fundamental para mudar a realidade do País, promover a inclusão social e diminuir as desigualdades. Em entrevista para a rádio BandNews FM, de Curitiba, Romanelli afirmou que se dedica à defesa de direitos coletivos.
“Os direitos individuais são importantes, mas não se sobrepõem aos direitos coletivos num país com tamanha desigualdade”, considerou. “Procuro fazer política de fato, com a missão de defender sempre a democracia. A política é esse instrumento para atender de forma ampla aos anseios de toda a sociedade”, ponderou o deputado.
DIÁLOGO – Romanelli afirmou que a atividade política exige saber dialogar e entender o contraditório. “O pressuposto da democracia é respeitar a opinião do outro. Na política você tem que ter essa capacidade de enxergar o que o outro pensa. O diálogo é fundamental para construir consensos”, disse.
“Sempre tento ser solução. Obviamente que as soluções devem ser baseadas no bom senso e naquilo que seja melhorar para a sociedade”, acrescentou. “Vejo que muitas vezes as pessoas se elegem para defender exclusivamente a sua visão de mundo, o que considera as suas verdades e não aceitam debater posições contrárias”.
Na entrevista, Romanelli destacou áreas onde têm concentrado atenção como representante da sociedade no legislativo estadual. Ele ressaltou a questão dos pedágios. “Tenho uma luta de 25 anos contra os abusos das concessões”, pontuou. “O pedágio é um tema ao qual tenho me dedicado, tanto em relação à nova modelagem quanto aos contratos passados, que tanto aborrecimento causaram aos paranaenses”.
Romanelli também relatou a atividade administrativa que desempenha no legislativo como primeiro-secretário da Assembleia do Paraná. Ele apontou a modernização do trabalho parlamentar, as inovações das sessões plenárias remotas em razão da pandemia e a liberação de recursos do Poder Legislativo para que o Governo do Estado pudesse contratar leitos de UTI para atender pacientes com covid.