Destaques

Jovens representam a mudança no Brasil com Lula

Ana Paula Thomaz Pina – assessoria

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) reiterou neste domingo, 17, que a participação dos jovens na política representa a mudança que o país inteiro espera com a nova eleição do presidente Lula em 2 de outubro. “Participo do PT desde que nasci, ainda bem criança meu pai já me levava às reuniões da executiva nacional. Estou filiado desde os 15 anos, fui prefeito aos 26 anos e primeira eleição para deputado foi aos 32 anos. É desse vigor, entusiasmo e oxigênio que precisamos na política”,  disse Zeca Dirceu no lançamento da pré-candidatura do vereador Renato Freitas (PT) a deputado estadual.  . 

Historicamente, segundo o deputado, são os jovens que mudam o mundo. “Agora, mais do que nunca, precisamos da luta da juventude para debater pautas como a das mudanças climáticas, o combate à desigualdade, para uma educação de ponta e de qualidade e de mais espaço nas decisões de programas e projetos para a nossa sociedade”, disse.

O vereador Renato Freitas disse que “a atuação na Assembleia Legislativa vai priorizar “a volta dos pontos de cultura e editais territorializados para atender os jovens da periferia no fomento e na valorização da cultura, tendo em vista o papel horizontal e transformador da arte na educação”, afirmou o petista. 

Participação – “Renato tem 39 anos, é mestre em direito e optou em atuar como advogado popular. É claro que a educação é a sua principal bandeira, mas tem a moradia e a segurança – duas áreas prioritárias que requerem soluções imediatas para a juventude paranaense. Eu pessoalmente estou muito orgulhoso de fazer essa dobrada com o Renato que da sua atuação nos coloca outro enfrentamentos muito importante para todos: o combate e ao racismo e ao preconceito”, completa.

A participação dos jovens, segundo Zeca Dirceu, pode começar ainda nas escolas com os grêmios estudantis, nas universidades e faculdades com os centros acadêmicos e diretórios. “Temos exemplos de jovens na defesa do meio ambiente e das minorias e no desenvolvimento da cultura da paz, principalmente agora que precisamos enfrentar o negacionismo, ódio e a violência que partem daqueles que deviam ser exemplo neste enfrentamento”.

Zeca Dirceu destaca ainda que os jovens estão muito atentos e participativos, tanto que a justiça eleitoral registrou um aumento de 134% nas inscrições de jovens até 17 anos que estão aptos a votar em outubro. Em 2020, no Paraná, 36.725 jovens de 16 e 17 com título de eleitor. Já em 2022, esse número aumentou para 118.658, o que representa 36,4% da população paranaense nesta faixa etária.

“Jovens como o vereador Renato Freitas e a estudante Ana Júlia Ribeiro são exemplos para todos nós. Eles nos representam muito bem em qualquer espaço de atuação política e fazem de suas lutas mais um espaço para a conquista da cidadania”, completou.

Botão Voltar ao topo