Santo Antonio da Platina

Paróquia São Judas Tadeu realizou
casamento comunitário de 11 casais

Cerimônia religiosa foi realizada na tarde do último sábado

Por Fábio Galhardi – Especial para Tribuna do Vale

Santo Antônio da Platina – Aconteceu no final da tarde do último sábado, dia 16, na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, localizada no Conjunto Habitacional Dr. Jamidas, a cerimônia de Casamento Comunitário de 11 casais, sendo que, entre as 22 pessoas, sete delas também receberam pela primeira vez o Sacramento da Eucaristia.

O ato religioso foi presidido pelo Pároco local, Padre Celso Miqueli – que assumiu a Paróquia em 28 de dezembro de 2020 – e teve a participação do Diácono Antonio Donizete da Silva Godoy, que foi o responsável pela reflexão das leituras bíblicas e deixou bem esclarecida a importância dos casais cultivarem em seu dia a dia matrimonial, de convivência a dois, como pais, o diálogo, a prática do perdão e a oração, não deixando de estar participando de Missas nos finais de semana.

Todo o rito matrimonial foi conduzido pelo Pároco Celso numa celebração muito emotiva. Ao final, os casais receberam um botão de rosa amarela e, dentro do arranjo, um Terço e sementes de Girassol. Padre Celso fez questão de dizer que seria importante que plantassem esta semente para marcar a data da regularização de suas uniões na Igreja e o compromisso que assumiram perante Deus e à comunidade, de viverem o casamento com a luz de Deus.

O girassol – numa visão de metáfora da vida – representa a luz Divina que alimenta o espírito, como a luz solar alimenta uma flor de girassol, que significa ainda a felicidade e, por meio dela, da cor vibrante, simboliza o calor, a vitalidade e energia positiva. Em Gálatas 5,22-23 a palavra diz: “Mas o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”.

Os 11 casais passaram por um período de formação que começou em junho de 2021, com vários módulos de direção espiritual, palestra, explicação dos sacramentos, ensaios, etc., que foram conduzidos pelo Pároco Padre Celso Miqueli, pelo Diácono Antonio Godoy, Religiosas e Leigos.

As músicas foram destaque na cerimônia, inclusive, cantos de Padre Zezinho, cujas letras deram um toque todo especial à união matrimonial dos casais que regularizaram suas uniões recebendo o sacramento do matrimônio na celebração comunitária que foi prestigiada por familiares e amigos dos casais, padrinhos, proporcionando uma tarde especial na igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, com a celebração que teve início às 17h.

Ao final o Padre Celso Miqueli convidou os casais que vivem juntos e, ainda não regularizaram sua situação perante a Igreja, que procurassem o Escritório Paroquial e fazer a inscrição para a preparação.

Botão Voltar ao topo