Educação

Mais um passo para a ampliação do IFPR de Paranavaí

Imprensa Câmara

Com o apoio e articulação do deputado federal Filipe Barros foi dado hoje (13) mais um passo para a ampliação do campus do Instituto Federal do Paraná de Paranavaí, com a realização de uma reunião no Ministério da Educação, em Brasília.
O encontro teve a participação do Ministro da Educação Victor Godoy Veiga, do diretor-geral do IFPR Paranavaí, José Barbosa Dias Junior, do deputado federal Filipe Barros e de equipe técnica do MEC.
A mudança de tipologia do IFPR de Paranavaí, com ampliação do número de professores, vagas e cursos, é uma proposta do deputado federal Filipe Barros, encaminhada em outubro do ano passado atendendo demanda da comunidade e setor produtivo do município e região.
Neste período foram realizadas várias reuniões junto a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Sociedade Civil de Paranavaí (Socipar), Prefeitura Municipal, professores e representantes do IFPR e do governo federal. Também foi criado um grupo de trabalho que oficializou a tramitação do trabalho de reestruturação e remodelação da instituição.
“Já avançamos muito para concretizar este sonho da região de Paranavaí e hoje demos mais este importante passo que foi o aval do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, neste projeto de reenquadramento do campus de Paranavaí com o objetivo de potencialização do campus visando a formação profissional voltada para a vocação regional”, afirmou Filipe Barros.
Na reunião de hoje, ficou definido que será agendada para os próximos dias uma visita do Ministro Victor Godoy à instituição e uma nova reunião com a participação do Ministro da Economia Paulo Guedes para tratar da liberação dessas vagas de técnicos e professores para o IFPR de Paranavaí para que o campus possa ofertar mais cursos e mais formação de qualidade pública para a comunidade.
O projeto de remodelação pretende dobrar o número de docentes, dos atuais 70 para 150, aumentando consequentemente o número de vagas. Novos cursos também serão implantados, bem como a extensão da área de pesquisas, principalmente as voltadas para a agricultura considerando a importância do setor para a região.
Vitória – “Trata-se de mais uma etapa para esta grande conquista regional”, disse o diretor-geral do campus de Paranavaí ao sair da reunião no MEC. “Quero agradecer ao deputado federal Filipe Barros pelo apoio na nossa pauta de mudança da tipologia do campus; o deputado tem sido nosso apoiador e hoje saímos aqui de uma reunião com o ministro da educação com a certeza de que tivemos mais uma vitória, subimos mais um degrau nessa jornada da ampliação do IFPR de Paranavaí, destacou José Barbosa Dias Junior.
Campus de Paranavaí – O campus de Paranavaí foi criado há 11 anos e está instalado em uma área de 85 mil metros quadrados.
Conta hoje com 1.200 alunos, vindos de 35 municípios do Paraná e dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, que frequentam os sete cursos regulares ofertados; cursos técnicos do ensino médio e cursos superiores.

Botão Voltar ao topo