Com descentralização do serviço, prevista para os próximos meses, consórcio assumirá gestão e deve promover inúmeras melhorias
DA ASSESSORIA
O Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) garantiu a chegada de 10 novas ambulâncias ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O anúncio foi feito em Brasília pelo deputado federal Sandro Alex e pelo prefeito de Jacarezinho e presidente do consórcio, Marcelo Palhares.
As novas ambulâncias chegam para resolver um dos problemas que o SAMU enfrenta na região, que é justamente e precariedade dos veículos utilizados para o atendimento móvel feito à população.
Além da segurança e do conforto, as ambulâncias vão garantir que os serviços sejam feitos sem eventuais interrupções, que vinham acontecendo com alguma frequência justamente pelo avançado estado de deterioração dos veículos em uso.
“É um primeiro passo de uma série de medidas que estão sendo implementadas para que o SAMU na região seja totalmente reestruturado, oferecendo condições ideais de trabalho às equipes médicas e consequentemente a prestação de um serviço mais rápido e eficiente aos cidadãos”, comemora Marcelo Palhares.
Também participaram do anúncio o diretor do Cisnorpi, Tony Palhares, e o assessor do consórcio, Esmael de Carvalho.
DESCENTRALIZAÇÃO
O processo de descentralização do SAMU na região, que passará a ser gerenciado pelo Cisnorpi, atende ao desejo de gestores públicos e de toda a comunidade, uma vez que com a gestão local o serviço deverá passar por inúmeras melhorias – como já tem acontecido antes mesmo de entrar em vigor.
A gestão do Cisnorpi sobre o SAMU regional deve ter início no começo do ano que vem, e a expectativa é que a região ganhe novas bases e receba maiores investimentos, melhorando significativamente a prestação do serviço.
Atualmente o SAMU tem na região bases em Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Siqueira Campos, Joaquim Távora e Santana do Itararé.