Capa

CONHEÇA O NORTE PIONEIRO ATRAVÉS DA “ROTA DO ROSÁRIO”

Por Paulo Leonar

Pré-candidato a deputado federal

Uma das melhores maneiras de se conhecer o Norte Pioneiro do Paraná é peregrinando através da “Rota do Rosário”. Idealizada em 2008 por Dom Fernando José Penteado  – Bispo Emérito da Diocese de Jacarezinho –  Párocos e Reitores de Igrejas e Santuários, com o apoio e acolhimento de leigos das comunidades, a “Rota do Rosário compreende 11 cidades, das quais oito fazem parte da região conhecida como Norte Pioneiro (Tomazina, Siqueira Campos, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Bandeirantes, Ribeirão do Pinhal e Ibaiti) e três municípios pertencem a região dos Campos Gerais (Arapoti, Jaguariaiva e Piraí do Sul).

Nessa jornada espiritual, os devotos terão a oportunidade de conhecer o patrimônio religioso e histórico herdados da cultura ocidental através dos museus, capelas, santuários e igrejas que, também, guardam consigo boa parte da história do povo paranaense, em especial do Norte Pioneiro. Ao percorrer as 11 cidades, o turista poderá apreciar a natureza rica em diversidade e belezas naturais além do ar puro presente em uma região ainda muito pouco industrializada.

A nossa região tem um potencial enorme a ser explorado no turismo. Projetos como a “Rota do Rosário” devem ser reconhecidos e apoiados pelo poder público. Por isso parabenizamos os idealizadores deste importante projeto que valoriza toda a nossa região e estado. O turismo é certamente uma das nossas grandes vocações.

Entendo que industrializar o Norte Pioneiro é apenas um dos caminhos para a geração de empregos, mas não pode ser o único. Temos que aproveitar nossas vocações para podermos acompanhar o desenvolvimento das demais regiões do nosso estado. Temos uma longa jornada pela frente e sabemos da importância de se ter representantes locais para defender os interesses legítimos do nosso Norte Pioneiro junto ao governo federal.

Botão Voltar ao topo