Assessoria
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), representante do Norte Pioneiro na Assembleia Legislativa, confirmou nesta quinta-feira, 9, que a posse da nova direção da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) será em 22 de julho. Fábio Antônio Néia Martini e Ricardo Aparecido Campos, eleitos pela comunidade acadêmica para as funções de reitor e vice-reitor, respectivamente, foram nomeados nesta semana pelo governador em exercício Darci Piana.
Romanelli destacou o trabalho realizado pela atual reitora, Fátima Padoan, que consolidou as atividades da universidade no norte do Paraná, tornando a instituição uma referência nacional no ensino superior público, com os cursos de graduação, pós-graduação, pesquisas e projetos de extensão. “Aos 15 anos, a UENP está consolidada e reconhecida”, ressalta o deputado.
Atualmente, a Uenp tem 24 cursos de graduação, 469 professores e cerca mil estudantes nos três campi: Jacarezinho (sede), Bandeirantes e Cornélio Procópio. Para Romanelli, a instituição tem forte atuação regional e compromissos com o desenvolvimento das cidades do Norte Pioneiro.
“A Uenp contribui ativamente para a melhoria da qualidade de vida das 46 cidades do Norte Pioneiro com mais de 70 ações de extensão e tem capacidade para enfrentar os desafios da produção e da difusão de conhecimentos”, disse Romanelli. “Tenho certeza que o plano de trabalho dos professores Fábio Néia e Ricardo Campos para os próximos quatro anos vai fortalecer este perfil”.
Ainda em março, a Uenp recebeu R$ 4 milhões para ampliação da clínica de fisioterapia. A atual unidade realiza, em média, 350 procedimentos por semana nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia e gerontologia. Com a expansão e construção das novas instalações, o número de atendimentos deve chegar a 940 por semana, um crescimento de 168%.
Perfil – Fábio Antonio Néia Martini é graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Educação pela Universidade Estadual do Paraná e doutor pela Universidade Tras os Montes e Auto Douro, de Vila Real, em Portugal. É professor titular do curso de Fisioterapia da UENP e diretor do campus de Jacarezinho.
Ricardo Aparecido Campos é doutor, mestre, especialista e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. É professor de Geografia da UENP e vice-diretor do campus de Cornélio Procópio.