Da Redação
A FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), responsável pela gestão do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP) e mais 12 hospitais espalhados por todas as regiões do Paraná, encaminhou na manhã desta quarta-feira (08) à redação da Tribuna do Vale, nota oficial em que esclarece a polêmica envolvendo o funcionamento do recém adquirido equipamento de tomografia, mas que não entrou em operação até o momento.
O novo tomógrafo foi inaugurado no dia 26 de março deste ano, sendo um equipamento de última geração, obtido através de uma Cooperação Humanitária, do governo do Japão. A valores de hoje, o aparelho tem um valor estimado de R$ 1,7 milhão e sua operacionalidade depende de várias exigências técnicas do fabricante, a Siemens japonesa.
A FUNEAS foi encarregada de realizar as adequações físicas necessárias na unidade anexa ao HRNP, que foi cedida pelo município de Santo Antônio da Platina para esta finalidade.
A nota da FUNEAS esclarece que em março deste ano, em sua instalação inicial, constatou-se a necessidade de uma adaptação na rede interna de energia da unidade, para comportar um aumento considerável de tensão, conforme pedido da fabricante do aparelho.
Para isso já foi adquirido, entregue e instalado um autotransformador trifásico. No entanto, ainda estão programados para acontecer ajustes técnicos juntamente ao autotransformador, para que ofereça o suporte necessário, sem danificar o equipamento de imagem. Em seguida, novos testes serão realizados pela Siemens, objetivando a finalização dos procedimentos de implantação.
Vale salientar o prédio do Hospital Regional, construído há mais de 25 anos, possui uma estrutura inadequada a este tipo de equipamento e outros componentes que fazem parte da medicina moderna, exigindo, além da adaptação específica para o tomógrafo, uma revisão geral de toda a estrutura elétrica da edificação, conforme informações da diretoria da FUNEAS.
Veja a íntegra da noto
Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná
FUNEAS
Nota de Esclarecimento
Tomógrafo do Hospital Regional do Norte Pioneiro
Esclarecemos que o equipamento de tomografia computadorizada, da marca SIEMENS, modelo SOMATOM go.Up, recebido pela unidade da FUNEAS por meio de uma cooperação entre os governos japonês e brasileiro, está em fase de implantação.
Em março deste ano, em sua instalação inicial, constatou-se a necessidade de uma adaptação na rede interna de energia da unidade, para comportar um aumento considerável de tensão, conforme pedido da fabricante do aparelho. Para isso já foi adquirido, entregue e instalado um autotransformador trifásico.
No entanto, ainda estão programados para acontecer ajustes técnicos juntamente ao autotransformador, para que ofereça o suporte necessário, sem danificar o equipamento de imagem. Em seguida, novos testes serão realizados pela SIEMENS, objetivando a finalização dos procedimentos de implantação.
Além da instalação do autotransformador, outras medidas se mostraram necessárias para que o equipamento esteja apto para o uso, como a adaptação de outros ramais internos de energia, que estão em processo de ajustes, a fim de evitar sobrecarga ou corte de abastecimento para outras alas da unidade, bem como proporcionar mais segurança ao sistema.
Estas ações estão sendo coordenadas pela Gerência de Engenharia Clínica (Diretoria Técnica SEDE/FUNEAS), Superintendência de Infraestrutura (Diretoria Administrativa SEDE/FUNEAS), Gerência de Infraestrutura (Diretoria Administrativa SEDE/FUNEAS) e, com o responsável de Infraestrutura do Hospital Regional do Norte Pioneiro.
Ressaltamos que o Hospital Regional do Norte Pioneiro – FUNEAS, é referência para os 22 municípios da 19ª Regional de Saúde do Estado, no atendimento em obstetrícia, ortopedia e cirurgias eletivas, e passa a atender, também, a uma reivindicação antiga da população da região, com a abertura de uma UTI Geral, com 10 leitos.
DIRETORIA EXECUTIVA
Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná
www.funeas.pr.gov.br