Dados referentes ao mês de abril mostram saldo positivo em maior parte dos municípios da região
Da Redação
Números do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram saldo positivo na criação de empregos na região durante o mês de abril, especialmente pelo desempenho de Cambará e Jacarezinho, que tiveram expressivo crescimento de vagas. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (06), são do Ministério do Trabalho e Previdência.
De acordo com esses números, os 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) tiveram, juntos, um saldo positivo de 610 postos de empregos formais, ou seja, com carteira assinada, entre demissões e contratações referentes a abril.
Os dados ainda contrastam diretamente com o registrado em março, quando houve queda nos empregos da região, com um saldo negativo de 246 vagas, o que significa que houve mais demissões do que contratações, e um dos piores números regionais desde que o Caged é divulgado regularmente.
O saldo de abril foi diretamente impulsionado pelos bons desempenhos de Cambará e Jacarezinho, que, tiveram números expressivos na geração de novos postos de trabalho – 279 e 153, respectivamente.
Por outro lado, Ibaiti e Wenceslau Braz, que vinham de retrospectos recentes com números positivos, apresentaram queda nas vagas formais de trabalho, registrando saldos negativos no mês de abril.
Entre os 25 municípios da micro região, foram 17 a apresentar saldo positivo e apenas oito com redução nos empregos, conforme mostra tabela com dados individuais.
ESTADO
O Paraná gerou, no mês de abril, 8.925 vagas de emprego com carteira assinada. No Estado 250 municípios (62,6%) tiveram saldo positivo, 12 tiveram o mesmo número de admissões e desligamentos e 137 (34,3%) fecharam o mês com saldo negativo.