Tribunal de Contas do Estado do Paraná sofreu tentativa de invasão em infraestrutura tecnológica e desde o dia 13 está com o site fora do ar
Da Redação
Portaria do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) prorrogou certidões e decretos, além de outras medidas similares, em virtude do site do órgão estar fora do ar desde o último dia 13, quando sofreu uma tentativa de invasão.
A portaria extraordinária nº 05/2022, publicada na semana passada, garante a prorrogação de documentos e datas limite para uma série de situações envolvendo o TCE, de modo que usuários e dependentes destes serviços não sejam prejudicados.
O documento ainda suspende prazos processuais e peticionamentos, de forma geral, além de apontar que a Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e Controle Social (CACS) realizará atendimento presencialmente e mediante contato telefônico.
NOTA
Logo após o evento que causou todo o problema, o TCE emitiu uma nota, que segue como “página principal” no portal do órgão. O comunicado tem o seguinte conteúdo:
“O Tribunal de Contas do Paraná – TCE PR comunica que, na última sexta-feira (13), por volta das 21 horas, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica.
Imediatamente após a confirmação da contaminação pelo malware, a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações, com o apoio incansável de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Microsoft.
Os procedimentos já realizados se mostraram eficazes, sem registro de indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais, sendo que os serviços de hotsite (portal de Informações), serviços de e-mail e telefonia integrada permanecem disponíveis.
A equipe, com a integração de toda a Diretoria, segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional, com cautela, segurança e zelo.
O Portal web do TCE-PR e os aplicativos ao jurisdicionado e aos cidadãos serão gradualmente restabelecidos assim que a segurança do ambiente for restaurada.
Não existe nenhum motivo para preocupação, já que não ocorreram prejuízos, nem foram afetados os sistemas pelos quais os municípios se conectam ao TCE.”