Assessoria
O tenente-coronel Jeferson Agenor Busnello defendeu nesta quinta-feira, 26, uma ação mais efetiva da Polícia Militar contra a criminalidade no Norte Pioneiro, com foco no combate ao tráfico de drogas. Para ele, é do tráfico que deriva a maioria dos demais crimes registrados na região, como uso de entorpecentes, homicídio, lesão corporal, furto e roubo, entre outros.
Busnello foi promovido a tenente-coronel no início deste mês e assumiu em definitivo o comando do 18º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Cornélio Procópio. Desde novembro do ano passado, ele respondia interinamente pelo posto.
“Vamos manter o diálogo para fortalecer a união entre as forças de segurança e política do Norte Pioneiro, para minimizar os índices de violência e coibir o aumento da criminalidade”, disse.
Cidades polos — Busnello lembra ainda da representatividade do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que já se reuniu com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná para defender a construção da nova sede do BPM.
O comandante do Batalhão acrescenta que a região foi atendida com viaturas para todas as três companhias, em Cornélio Procópio, Assaí e Bandeirantes. “O deputado Romanelli está sempre presente na região e tem um histórico de luta em defesa da segurança pública. Ele já solicitou ao Governo do Estado o aumento do efetivo para o 18º Batalhão, bem como a instalação de uma escola de soldados, o que amplia a ação da Polícia Militar no Norte Pioneiro”, enfatiza.
O tenente-coronel avalia que, com os recursos já repassados ao BPM, foi possível efetivar ações que culminaram com a prisão de 14 pessoas suspeitas de tráfico e uso de drogas em Cornélio Procópio. “Realizamos uma operação que terminou com 14 pessoas detidas. O foco da Polícia Militar é combater o tráfico de drogas e, com isso, diminuir a criminalidade em todo o Norte Pioneiro”, anuncia.