Geral

Abono PIS/Pasep: 1,4 milhão de pessoas são incluídas após nova revisão

Governo identifica mais beneficiários com direito ao abono salarial. Confira o que já se sabe sobre o lote extra e se você tem direito à parcela.

Por Líria Rezende
Será retomado no próximo dia 17 o pagamento do abono PIS/Pasep, também conhecido como abono salarial, no valor máximo de R$ 1,3 mil. Após mais uma revisão de dados, quase 1,4 milhão de brasileiros estão incluídos nos novos repasses – mais precisamente 1,383 milhão de trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Os lotes mensais vêm sendo liberados desde 15 de fevereiro e se estendem até dezembro.

A revisão é a segunda anunciada este ano, já que outras 2,7 milhões de pessoas foram recentemente identificadas como aptas ao abono. “A Dataprev, estatal responsável pelo cadastro de trabalhadores, fez um novo processamento de dados que resultou na liberação de benefícios a mais pessoas”, informa a Agência Brasil.

A revisão dos grupos acontece por conta de fatores como divergência nas informações anteriormente prestadas pelos empregadores e cruzamento de dados. Descubra a seguir quem tem direito ao abono salarial e como consultar se você faz parte desse novo grupo.

Calendário PIS
Nascidos de janeiro a abril – abono liberado;
Aniversariantes de maio/junho – 17/04;
Aniversariantes de julho/agosto – 15/05;
Aniversariantes de setembro/outubro – 15/06;
Aniversariantes de novembro/dezembro – 17/07.
Calendário Pasep
Trabalhadores com inscrição final 0 e 1 – abono liberado;
Finais 2 e 3 – 17/04;
Finais 4 e 5 – 15/05;
Finais 6 e 7 – 15/06;
Finais 8 e 9 – 17/07.
Apesar da detecção de novos grupos por meio da revisão do Dataprev, as regras gerais para recebimento do abono salarial seguem as mesmas:

inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
remuneração mensal média de dois salários mínimos no ano-base.
Neste ano, o abono PIS/Pasep é pago a quem trabalhou de carteira assinada durante 2021, por pelo menos trinta dias, consecutivos ou não. Lembrando que o valor depende do tempo em atividade. Receberão R$ 1.302 (um salário mínimo) aqueles que trabalharam durante 12 meses. Quem ficou menos tempo empregado terá direito a benefício proporcional.

Como solicitar o abono e saber se estou nesse novo grupo?
O aplicativo Carteira de Trabalho Digital é o principal meio utilizado para consulta do benefício de direito. O app conta com uma seção específica, intitulada “abono salarial” na aba de Benefícios.

Outra opção é o site do governo federal. Confira aqui o passo a passo detalhado sobre como consultar o abono PIS/Pasep.

Quem recorrer a esses canais e não localizar registro de pagamento pode entrar com um recurso via formulário do Ministério do Trabalho e Previdência, que vem recebendo novos registros desde a última quarta-feira (5).

A orientação é contatar a unidade mais próxima da Superintendência Regional do Trabalho ou encaminhar um e-mail diretamente para:

trabalho.uf@economia.gov.br – o termo “uf” deve ser substituído pela sigla do estado de domicílio do trabalhador.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!