Destaques

Governo do Paraná inicia testes com internet via satélite para áreas rurais

O equipamento utilizado nos testes é o T3SAT – Foto: SEI

Da Redação com AEN

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), iniciou testes com equipamentos para conexão de internet via satélite para auxiliar no atendimento de áreas rurais com baixa conectividade.

Inicialmente, os testes ocorrem em dois locais urbanos, o quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, e a Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O objetivo é avaliar a funcionalidade do equipamento e promover capacitação de policiais para manuseio e uso.

Nas próximas semanas, os testes se intensificarão com uma operação com drones da PM na região rural de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, e com uma unidade fixa na Ilha de Medeiros, em Guaraqueçaba, no Litoral. Estão programados mais testes em áreas rurais entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

O equipamento utilizado nos testes é o T3SAT, que tem uma antena e possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. Em caso de falta de energia, o dispositivo tem bateria com duração de até oito horas. O modem também possui Wi-Fi embarcado para conexão de aparelhos celulares e computadores.

Os testes são realizados com drones conectados à rede para mensurar impacto da velocidade da internet e alcance da conectividade. O objetivo é entender as demandas específicas de conectividade nas áreas rurais, que englobam desde o pequeno produtor rural até as empresas com tecnologias mais avançadas em seu maquinário.

O projeto-piloto integra o Plano de Conectividade Rural do Paraná, uma ação liderada pela SEI e desenvolvida em conjunto com 17 órgãos públicos, 15 players do setor privado e 6 entidades representantes da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que supram as demandas dessas comunidades.

No ano passado, a SEI iniciou o processo de estudos e mapeamento para ampliação da conectividade em áreas rurais e remotas de baixo acesso à internet. Foram promovidos mais de 40 encontros e reuniões com os setores envolvidos, finalizados com um workshop de validação de estudos e propostas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!